Nossa
História

A história do PEDPOCUS começa em 2012, quando a Dra. Marcela Preto Zamperlini foi ao Hospital Sickkids em Toronto para realizar um programa de fellowship em emergências pediátricas. Lá, ela se deparou com a possibilidade de se candidatar a mais um ano de subespecialização no recém inaugurado programa de ultrassom point-of-care (POCUS).

Optando por esse caminho, completou seu treinamento nas duas áreas, voltando ao Brasil em 2014. Na bagagem: muitas experiências vividas, a certeza de que o POCUS chegava para transformar a prática clínica e a paixão por ensinar.

No retorno ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, Dra. Marcela iniciou um trabalho interno de divulgação e capacitação das equipes médica e de enfermagem do Pronto Socorro em POCUS.

Assim, as primeiras sementes de um programa de ultrassom point-of-care foram plantadas em um terreno extremamente fértil: uma equipe altamente capacitada, receptiva e que, acima de tudo, percebia a utilidade dessa nova ferramenta a cada caso desafiador que o POCUS ajudava a solucionar com agilidade e precisão.

Alguns membros da equipe, que hoje compõem o time PEDPOCUS, identificaram-se imediatamente com o conceito e aprofundaram seus treinamentos, tornando-se também multiplicadores dentro e fora do serviço.

Dessa forma, as possibilidades de capacitação e pesquisa se ampliaram, e o ensino do POCUS foi introduzido curricularmente para alunos da faculdade de medicina da USP e residentes de pediatria em 2015.

Em 2016, foi inaugurado o estágio eletivo de 4 semanas em POCUS pediátrico, um sucesso entre residentes internos e externos ao programa do Instituto da Criança, que atualmente conta com capacidade para atender 60 residentes por ano.

Um marco importante da nossa história foi o desenvolvimento de dois estudos prospectivos em ultrassonografia pulmonar.

O primeiro investigou a acurácia do POCUS para diagnóstico de síndrome torácica aguda e o segundo evidenciou o poder prognóstico do score de aeração pulmonar em crianças com insuficiência respiratória.

Esses trabalhos, teses de doutorado das Dras. Marcela Preto Zamperlini e Eliana Giorno respectivamente, foram publicados em renomadas revistas e suas descobertas impactaram diretamente o cuidado dos pacientes.

Nosso pioneirismo no cenário nacional quanto ao ensino e incorporação do POCUS na prática clínica trouxe ao nosso grupo inúmeras oportunidades de ensino em cursos, workshops, palestras em congressos e produção de materiais didáticos.

A experiência acumulada nesses últimos 10 anos levou o grupo a se unir para fundar o Instituto PEDPOCUS, com o objetivo de expandir além das fronteiras do serviço onde nasceu, proporcionando um ensino de POCUS sólido, prático e acessível a todos os profissionais da saúde.

alunos ensinados

cursos e workshops

publicações científicas